quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vantagens e Desvantagens do Marketing Viral

Vantagens:

- Permite a construção da marca junto do seu público alvo.

- Aumenta o nível de notoriedade de uma marca.

- Pode colaborar na estratégia de internacionalização da empresa.

- Permite que, através do aumento de notoriedade da marca se conquiste novos investidores.

- Contribui para uma maior aproximação ao consumidor.

- Se todas as alíneas referidas anteriormente forem bem sucedidas poderá conduzir a marca a um crescimento dos seus lucros.


- Custos de investimento reduzidos comparativamente com as acções tradicionais (ex. anúncios de imprensa, outdoors, etc).

- Forte penetração no público alvo devido à forte implementação do correio electrónico junto de praticamente todos os tipos de consumidores.

- Comunicação directa e imediata

-As campanhas de marketing viral são facilmente monitorizadas facilitando assim a avaliação da eficácia da mesma e perceber onde poderão ser feitas melhorias.

Desvantagens:

-  "As empresas que apostam na estratégia de criação de campanhas de Marketing Viral devem ter em atenção que não podem defraudar as expectativas dos seus públicos alvo pois e tal como a publicidade boca-a-boca que poderia ser negativa ocasionando o surgimento dos boatos, no Marketing Viral e quando os elos de ligação da cadeia de distribuição se sentem enganados, criam então mensagens descredibilizando a empresa em questão e os seus produtos."in http://mkgratis.com/desvantagens-do-marketing-viral-2/

- " Se a grande vantagem do Marketing Viral é a divulgação exponencial, o oposto poderá ser ainda mais exponencial. O poder implícito nesta estratégia de Marketing é muito forte, no limite pode destruir um produto ou serviço, ou até mesmo destruir uma empresa." in http://mkgratis.com/desvantagens-do-marketing-viral-2/

Fonte de Informação:
http://www.pcmedixwebs.com/portuguese.php?u=marketing/47647.php
http://mkgratis.com/desvantagens-do-marketing-viral-2/

Sem comentários:

Enviar um comentário