domingo, 25 de abril de 2010

Branding Experience

O Branding Experience ou Marketing de Experiências é baseado nas experiências que o consumidor pode ter quando contacta com determinada marca ou produto.

Existem pelo menos quatro conceitos que devemos explorar quando tratamos de Brandind Experience. E são eles:
- marca;
- experiência;
- branding;
- branq equity.

A fusão destes 4 conceitos irá dar origem á técnica de Branding Experience.

No que diz respeito à Marca esta é mais do que um simples nome ou logótipo, é a promessa do produto e o reflexo do que o consumidor sente em relação a esta imagem cheia de significados e significantes.

Quanto ás Experiências estas são momentos vividos por cada um de nós, quer através da observação ou da participação directa em determinados acontecimentos. Cada pessoa sente uma experiência de uma forma muito singular pois esta será sempre analisada e experienciada à luz de situações vividas anteriormente.

O Branding é uma actividade constante quando se trabalha uma marca e consiste na construção e gestão de uma marca forte no mercado e no relacionamento desta com o consumidor.

Relativamente ao conceito de Brand Equity o autor David Aaker no seu livro Managing Brand Equity traduz com precisão este termo: "Conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado para um produto ou serviço para uma empresa e/ou para os consumidores dela."

Se juntarmos estes 4 conceitos conseguimos perceber o que é afinal o Brand Experience.  Esta técnica pode ser definida como uma forma de branding que pretende optimizar o posicionamento de uma marca e transformá-la em experiência inesquecível para seus públicos/consumidores, conseguindo assim cumprir um dos objectivos de qualquer marca -a potencialização do seu brand equity.

Fontes de Informação:
http://www.meetschmitt.com/
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
Aaker, David. Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name, Free Press

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