quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que é o Endomarketing?

O Endomarketing foi um termo adoptado em 1990 por Saul Bekin no seu livro "Fundamentos do Endomarketing".
"“Endo”, originário do grego, significa posição ou acção no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, um conjunto de acções de marketing institucional dirigidas para o público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores, clientes)." in http://www.eurotrendspt.com/

Para o autor do livro "Analisa de Medeiros. Endomarketing: como estratégia de gestão, encante seu cliente interno", o endomarketing "é um conjunto de acções que a empresa deve utilizar adequadamente para vender a sua imagem aos funcionários e seus familiares". Brum destaca ainda que "tem como objetcivo tornar comum, entre funcionários de uma mesma empresa, objectivos, metas e resultados" in
Segundo o autor Kotler o conceito de endomarketing é "tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores".

Ou seja, é uma forma das empresas melhorarem a prestação junto dos seus clientes e ao mesmo tempo envolver a sua equipa na obtenção dos melhores resultados.
Seguem alguns exemplos de acções inseridas nas actividades de Endomarketing:

  • manuais que incluam apresentação de produtos, serviços, lançamentos, tendências do mercado, etc.

  • revista institucional com novidades acerca da empresa: recursos humanos, novos projectos, associação de funcionários, etc.

  • cartazes de motivação e informativos com conteúdos informativos sobre a empresa e o mercado onde esta opera.

  • canais directos (reunião com a direcção representante interno).

  • eventos para para apresentação das novidades da empresa, as tendências e a sua evolução.

  • imagem corporativa (logotipo) interna transposto para em roupas, bonés e acessórios.

  • rádio interna para a divulgação de notícias (funciona em empresas de grandes dimensões).

  • tv corporativa

  • internet

  • intranet

  • blogs

  • redes sociais

  • etc, etc...
É importante não esquecer que o Endomarketing não se deve limitar a acções isoladas para serem usadas apenas em momentos de dificuldades ou em ocasiões especiais. Deve ser planeada uma estratégia de comunicaçao integrada que tenha em conta objectivos a médio e longo prazo.
Fonte de Informação:
http://www.eurotrendspt.com/
- BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing: como estratégia de gestão, encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM Editores, 1998.
- KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Administração de Marketing. Análise, planejamento, implementação, e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

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