quarta-feira, 14 de abril de 2010

Marketing de Guerrilha

A expressão Marketing de Guerrilha surge com a guerrilha bélica caracterizada por ser "um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros." Inicialmente as técnicas inerentes ao Marketing de Guerrilha eram utilizadas por pequenas empresas com o objectivo de fazer frente aos concorrentes ou apenas para se manterem apenas no mercado. Na actual sociedade de consumo, que se encontra saturada de tanta comunicação, as organizações começam a ver o Marketing de Guerrilha como uma nova estratégia para captarem a atenção dos seus públicos-alvo e conferirem um melhor posicionamento e maior notoriedade para as suas marcas.
O Marketing de Guerrilha faz-se valer de ideias criativas e pouco convencionais para desenvolver acções de marketing com orçamentos limitados.
Esta nova tendência do Marketing é atribuída ao autor Jay Levinson que, em 1984, edita o livro “Guerrilla Marketing” iniciando o debate sobre este assunto. A base do Marketing de Guerrilha são as estratégias anti-marketing tradicional, que se descolam dos parâmetros “normais” do Marketing, e recorrem a soluções pouco convencionais.
Recomendo um artigo da revista Forbes que recomenda 10 tácticas de Marketing de Guerrilha: http://www.forbes.com/2006/06/08/entrepreneurs-marketing-harley-davidson-cx_sr_0608askanexpert.htmlepreneurs-marketing-harley-davidson-cx_sr_0608askanexpert.htmlml
As ferramentas utilizadas estão condicionadas pelo tipo de produto, público que se pretende atingir, budget disponível. E obviamente, deverá haver um estudo exaustivo para que as acções tenham o impacto pretendido, sendo impresindível uma boa dose de imaginação para criar sempre acções novas que surpreendam o público e captem a sua atenção.
Alguns Exemplos interessantes de Acções de Marketing de Guerilha!

Um exemplo de uma campanha de Marketing de Guerrilha para a promoção do Nokia N95. Site oficial da campanha: http://www.jealouscomputers.com/ww.jealouscomputers.com/




Fontes de informação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_guerrilha
http://www.mercadologia.org/marketing-de-guerrilha/
http://www.forbes.com/2006/06/08/entrepreneurs-marketing-harley-davidson-cx_sr_0608askanexpert.html
http://www.gmarketing.com/ http://blogof.francescomugnai.com/category/advertising/

Sem comentários:

Enviar um comentário