quarta-feira, 14 de abril de 2010

Marketing de Guerillha: Vantagens e Desvantagens

Decidi reunir a minha opinião sobre as vantagens e desvantagens do Marketing de Guerrilha com alguns pareceres de profissionais desta área, a operar no mercado português.

Vantagens:
- As acções de Marketing de Guerrilha podem acarretar custos mais reduzidos comparativamente às actividades de marketing tradicional. " Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre". in http://br.br101.org/marketing-de-guerrilha.html

- Num mercado publicitário saturado como que temos actualmente este tipo de acções têm uma maior aceitação por parte dos consumidores que querem ser surpreendidos no meio de tanto marasmo comunicacional.


Segundo Luís Silva Dias, presidente da Draft FCB "É um tipo de marketing que recorre a acções fora do circuito tradicional. São acções low budget, localizadas, inesperadas e surpreendentes”.É um tipo de marketing em que agência e cliente podem arriscar mais, ir mais longe na comunicação com o público-alvo”,

Edson Athayde, vice-presidente criativo da Ogilvy: “Todos os tipos de comunicação que saiam dos meios tradicionais ou, pelo menos, nas suas tradicionais utilizações, e que interajam com os consumidores de maneira inesperada.” "Estas são acções que podem ter muito impacto, gerando boca-a-boca e cobertura gratuita pelos media". Por outro lado destaca “apresentam as marcas e produtos de maneira viva, integradas com o dia-a-dia das pessoas”.

Andre Rabanea, sócio gerente e director criativo da Torke Stunt, defende que o Marketing de Guerrilha é uma forma de envolver os consumidores com a marca. “Não através da imposição mas através da conquista. É um conjunto de estratégias diferenciadas e inovadoras cujo objectivo é surpreender, pelo inesperado e pelo barulho, pela emoção, pela ousadia e pela agilidade e que, por isso mesmo, conquistam e seduzem os consumidores”.
“Transformar a comunicação que é tradicionalmente vertical em comunicação horizontal (consumer to consumer) é o futuro do marketing e das campanhas mais eficazes”.
Desvantagens:
- Esta ferramenta de comunicação gera a curiosidade dos consumidores, levando-os a criarem determinadas ideias e expectativas altas que podem ser defraudadas após a compra ou contacto com o produto. Quando isto acontece os clientes sentem-se enganados e as consequências poderão ser bastante complicadas para a marca em causa.  Conquistar um cliente insatisfeito é uma tarefa árdua e nem sempre bem sucedida.


- Outro ponto menos positivo destas técninas de marketing consiste no facto de que estas acções serem, geralmente, direccionadas para um público específico, o que implica um efeito mais redutor ao nível de comunicaçao de massas.

Para Nelson Sinem, brand action master da Brandia Central, estas acções circulam pela fronteira da legalidade. “Aliás, tenho um nome para isso: barely legal”, salienta.  Ao usar técnicas menos ortodoxas o marketing de guerrilha consegue escapar-se aos condicionalismos impostos a outras técnicas mais convencionais de comunicar. “Isto permite aparecer de formas e em locais alternativos que habitualmente suscitam surpresa, controvérsia e, por vezes, até alguma – desejável- polémica”.

Edson Athayde, vice-presidente criativo da Ogilvy: “Outra desvantagem poderá ser o desfoque. Ou seja, o risco que se corre de a acção acabar por ser contrária aos valores e objectivos da marca”,


Fontes de informação:
http://www.slingshot.online.pt/marketing-de-guerrilha-slingshotonlinept
http://www.meiosepublicidade.pt/2008/02/22/quando-acontece-o-inesperado/

1 comentário:

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