domingo, 25 de abril de 2010

Punk Marketing

O Punk Marketing começou a desenvolver-se em paralelo com algumas mudanças que têm vindo a acontecer no mercado de consumo. A grande mudnça que está por detrás do Punk Marketing é o crescente poder do consumidor face ás empresas e instituições. Ou seja, existe uma supremacia flagrante do consumidor sobre a marca e esta tem que actuar de forma dinâmica e, muitas vezes, controversa para conseguir "dominar" o seu público e fazer chegar a sua mensagem.

Os autores do livro "Punk Marketing", Richard Laermer e Mark Simmons exploram este novo conceito de uma forma clara. Na sua opinião, esta tomada de pode por parte dos consumidores iniciou-se com o comando da televisão que possibilitou ao telespectador a mudança rápida de canal caso não estivesse agradado com os conteúdos que visionava e, seguidamente, propagou-se à Internet onde a informação é livre e em quantidade massissa sobre qualquer que seja a temática. Por fim, com a tecnologia que permite a gravaçao dos programas de TV iniciou-se uma nova era, a da publicidade seleccionada ou exlcuída, pois o telespectador selecciona os conteúdos que quer ver, e muitas das vezes, deixa a publicidade "de fora".

Desta forma, o movimento Punk que defende atitudes irreverentes e um corte com a tradição e com as convenções sociais é transposto para o Marketing - Punk Marketing. Esta nova tendência baseia-se num conceito semelhante ao do Punk da década de 70, ou seja, é uma espécie de revolução contra os mecanismos tradicionais da indústria de consumo, um virar de página na historia da publicidade. É necessário ir ao encontro dos consumidores e estes já não se encontram pacificamente acomodados aguardando a comunicação das marcas, encontram-se dispersos e relutantes em receber todo o tipo de informação, são mais selectivos e mais exigentes.


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