segunda-feira, 19 de abril de 2010

Marketing de Emboscada: Definição

O Marketing de Emboscada é uma técnica que consite em aproveitar um evento patrocinado por outra marca para, de uma forma criativa e fora do comum, divulgar uma outra marca, que não pagou para estar presente no evento. Em muitos casos, esta marca consegue uma repercursão maior no envento que o próprio patrocinador.
Ou seja, caracteriza-se sobretudo pela inserção alternativa de marcas em eventos e/ou veículos publicitários de uma forma não oficial e sem custos de veiculação. Esta técnica está muito presente no mundo do desporto, já que estes eventos possuem alta repercussão e geralmente são transmitidos para uma grande audiência.
O Marketing de Emboscada tem um carácter oportunista, aproveita-se de situações que permitem uma boa exposição de marcas/produtos a um custo mínimo. Às vezes isso envolve uma colisão frontal com um importante concorrente e aí é necessário muita cautela e táticas audaciosas para contornar os obstáculos legais.

Fontes de Informação:
http://www.doshdosh.com/ambush-marketing-the-art-of-diverting-attention/
http://www.wisegeek.com/what-is-ambush-marketing.htm
http://blog.pakua-it.com/post/Marketing-de-emboscada.aspx
http://www.blogdeguerrilha.com.br/
http://ideavertising.blogspot.com/2007/03/marketing-de-emboscada-o-jeitinho.html

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