quarta-feira, 10 de março de 2010

O que é um Mood board

Primeiramente gostaria de dar a minha opinião acerca do processo criativo. Acho que cada um de nós, à nossa maneira, tem um dom que nos permite exprimir a nossa individualidade e nos distinguirmos dos demais. Existem, contudo, algumas pessoas que conseguem expressar esse dom de uma forma mais concreta através da arte, da cultura e de tantos outros meios que a sociedade coloca à nossa disposição e que nos permitem mostrar o que sentimos ou o que queremos transmitir às pessoas que nos rodeiam.

Julgo que esta é a base para qualquer actividade na área criativa e é dessa necessidade de expressar ideias e sentimentos que nasce o tão falado Mood Board. Durante o processo de criação de algo existem várias fases. A primeira é a percepção do problema ou da situação que queremos representar para o exterior. Nesta fase, começa o desafio a que o “criativo” se propõe.
Para passar à segunda etapa é importante ter as ideias principais do projecto que queremos iniciar e convertê-lo num “modelo” físico que nos permita associar ideias e evoluir no processo da criação. Ao desenvolvermos um Mood Board estamos não só a materializar as nossas ideias como também a exemplificar melhor, para as pessoas que nos rodeiam, a nossa estratégia criativa. Desta forma surgem brilhantes brainstormings!

O mood board é assim uma ferramenta de trabalho, utilizada geralmente pelos Designers e o seu objectivo é agilizar e facilitar o pensamento e a capacidade criativa. É um suporte essencial para a definição e orientação das inúmeras ideias que vão surgindo aquando do desenvolvimento de um projecto. As imagens sustentam essa linha de pensamento e ilustram, com alguma exactidão, quais os caminhos a seguir.

Tem geralmente a forma de um quadro que agrega em si diversas imagens e referências visuais que irão suportar as primeiras etapas do processo criativo.

Se formos à raiz do significado da palavra “mood” em inglês ela significa humor, estado de espírito, ou seja, aquilo que sentimos em determinado momento e que neste caso é transposto para um suporte material – um quadro.

Imagem da http://www.flickr.com/people/auntiep/

Bibliografia:

DORST, Kees. Viewpoint design research: a revolution-waiting-to-happen. Design Studies Vol. 29 Nº 1, Butterworth-Heinemann, p. 5-11, 2008.

GARNER, S. & MCDONAGH-PHILP, D. Problem Interpretation and Resolution via Visual Stimuli: The Use of ‘Mood Boards’ in Design Education.In:The Journalof Art and Design Education, 20 (1) pgs. 57-64, 2001.

http://abcdesign.com.br/design-de-produto/mood-board-um-instrumento-visual-de-apoio-aos-projetos-de-design/
www.ilikecake.net/hci/.../moodboards.htm
http://www.mostinspired.com/blog/2009/09/16/mood-board-101-branding-and-image-development/
http://www.from-the-couch.com/post.cfm/title/creating-an-effective-mood-board
http://www.viget.com/inspire/getting-moody/
http://design-ergonomia.blogspot.com/2007/05/mood-boards.html
http://www.lifeclever.com/5-reasons-to-design-with-mood-boards/
http://www.design-skills.org/mood_boards.html
http://www.viget.com/inspire/getting-moody/

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