quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais opiniões e experiências sobre Mood Boards

Esta é a experiência e a visão de Taís Vieira uma das colaboradoras do site brasileiro abcdesign.com.br:

" Diferente de uma colagem cuja reunião de figuras busca uma composição artística - como no caso de algumas obras cubistas de Picasso (1881- 1973) e Braque (1882-1963) - ou de um simples painel que exibe diferentes estampas ou exemplos de cores a serem implementadas em um trabalho, as referências reunidas no mood board devem ter um sentido e uma intenção que facilitem a definição e direcionamento de ideias. Deste modo, a relevância da ferramenta está mais em seu processo de criação do que em sua aparência final, já que, enquanto o designer escolhe e fixa as imagens no quadro, o mood board lhe coloca em sintonia com o projecto, oportunizando a visualização de cenários possíveis.

A especialidade do mood board está no facto de que as imagens que ele exibe actuam como meios de comunicação bastante versáteis, capazes de construir códigos traduzidos em conceitos.

Enquanto elementos muito próximos dos designers - frequentemente usados nos projectos como referências e fontes de inspiração - as imagens permitem a interpretação de mensagens e acesso a sentidos através da interacção que faz com quem as observa. No caso do mood board, as imagens facilitam a identificação e superação de problemas de projecto por incrementarem o conhecimento do designer. Ambos - profissional e ferramenta - estabelecem um diálogo enriquecedor no qual as imagens facilitam o acesso a sentimentos mais abstratos e a concepção de mensagens visuais mais profundas."

Fonte: http://abcdesign.com.br/design-de-produto/mood-board-um-instrumento-visual-de-apoio-aos-projetos-de-design/

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