terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Marketing Directo

Actualmente, a sociedade de consumo é caracterizada por um poder cada vez maior do consumidor, o que exige uma comunicação diferenciada, personalizada e de qualidade. Desta forma, os meios de comunicação que permitam um contacto individualizado oferecem maiores garantias de sucesso. O Marketing Directo é uma ferramenta que corresponde a estas novas necessidades do mercado pois dispõe de técnicas de comunicação directa com os potenciais e actuais clientes, a um custo reduzido e com uma maior eficácia comparativamente com os meios de comunicação tradicionais. Segundo o autor Philip Kotler, o Marketing Directo consiste num meio de comunicação que permite ao anunciante/empresa, a obtenção de uma resposta mensurável por parte dos potenciais e/ou actuais clientes

O Marketing Directo permite às organizações informar os potenciais clientes, criar consciencialização de marca e/ou estimular o comportamento de compra imediata. Para além disso, reúne algumas vantagens sobre a publicidade de massa, como mensurabilidade, responsabilização, eficácia e maior retorno sobre o investimento.

Através de contactos directos que ocorrem, individualmente, entre a organização e um cliente (ou conjunto de clientes com perfil semelhante), o Marketing Directo tem como objectivo a conquista de uma relação personalizada com os clientes, de forma a reunir informações suficientes sobre estes para que seja possível uma oferta e uma comunicação mais adequada e certeira. Esta ferramenta contribui em grande escala para a fidelização dos clientes através de variadíssimas acções que visam a satisfação das necessidades do consumidor. Estas acções são muitas vezes a base para a criação de uma relação duradoura baseada na confiança e lealdade com a “marca”.

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